Home » Uncategorized » Sistema Imunológico: Entenda Mais Sobre e Porquê é tão Importante!

Sistema Imunológico: Entenda Mais Sobre e Porquê é tão Importante!

O sistema imunológico é o mecanismo de defesa do organismo. Existem dois tipos: inata e adquirida.

Uma resposta imunológica é o desencadeamento do sistema imunológico diante de uma doença.

A resposta inata ou não específica

A resposta não específica, que constitui a imunidade inata, atua independentemente do tipo de doença que combate.

É a primeira linha de defesa contra a infecção. Vários tipos de mecanismos estão envolvidos nesta resposta:

1. Barreiras físicas como pele e membranas mucosas: inflamação;
  2. Células imunitárias inatas: estas células realizam fagocitose, ou seja, destroem corpos estranhos de uma forma não específica. As células imunitárias inatas incluem macrófagos e neutrófilos, entre outros;
  3. Complemento: um grupo de proteínas que desempenham um papel na imunidade.

Resposta adquirida ou específica

Esta resposta envolve células especializadas chamadas linfócitos. Há duas classes de linfócitos:

• Células B, responsáveis pela produção de anticorpos: Quando encontram um agente infeccioso, eles produzem anticorpos específicos contra ele.

Estes anticorpos são proteínas capazes de se ligar a proteínas estranhas e de destruir o patógeno. Elas também são chamadas imunoglobulinas;

• Linfócitos T, eles podem destruir diretamente partículas estranhas: Eles são produzidos no timo.

Existem linfócitos T e B conhecidos como células de memória. Estes retêm a memória de um patógeno.

Se este agente reinfecta o organismo, a resposta será muito mais rápida. É nesta propriedade do sistema imunológico que se baseiam as vacinas.

O sistema imunológico é extremamente importante para o nosso organismo, estar com a imunidade forte também é muito importante. Com isso, saiba mais sobre imunidade no Olivre e conheça inúmeras formas de fortalecê-la.

Anticorpos

Os anticorpos, também conhecidos como imunoglobulinas, são proteínas feitas por células B que foram transformadas em plasmócitos.

Anticorpos circulam no sangue. Combatem infecções e defendem o corpo contra substâncias estranhas nocivas, reconhecendo e ligando-se a uma substância, como um germe, que desencadeia uma resposta imunológica.

As substâncias ou germes estranhos aos quais os anticorpos se ligam são chamados antígenos.

anticorpos

Um anticorpo específico é feito por células de plasma para combater um antígeno específico. O anticorpo se liga ao antígeno como uma chave que cabe em uma fechadura.

Portanto, somente o anticorpo feito para combater um antígeno específico pode ligar-se a ele, como uma chave que só pode abrir uma fechadura específica.

Quando isto acontece, os glóbulos brancos são capazes de encontrar e destruir a substância que causa a infecção ou a doença.

Tipos de leucócitos

Existem diferentes tipos de leucócitos. Cada tipo faz um trabalho diferente.

Os linfócitos produzem anticorpos para combater as infecções. Eles são encontrados nos gânglios linfáticos, timo, baço, amígdalas, vegetações adenoides e medula óssea.

Eles também são encontrados em tecido linfático em outras partes do corpo, como o apêndice, intestino delgado e outras estruturas do sistema digestivo e respiratório.

Os 3 principais tipos de linfócitos são os seguintes:

• Linfócitos B: que produzem anticorpos para combater bactérias, vírus e outras substâncias estranhas, tais como fungos.
  • Células T: que combatem infecções, destroem células anormais e controlam a resposta imunológica.
  • Células assassinas naturais (NK): que atacam qualquer célula estrangeira.

Os granulócitos combatem a infecção e se ativam em resposta à inflamação dos tecidos. Os 3 principais tipos de granulócitos são os seguintes:

1. Neutrófilos: que combatem a infecção através de bactérias circundantes e absorventes (que ingerem)
  2. Eosinófilos e basófilos: que atacam e destroem certos parasitas e são ativados durante uma reação alérgica
  3. Os monócitos: que ajudam a combater infecções transformando-se em células chamadas macrófagos, que absorvem invasores estranhos, como bactérias e resíduos de células moribundas.

Você gostou? Comente!