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Saiba como levar uma dieta saudável durante a gravidez – Fase de bebê

A Associação espanhola de Pediatria indica que, em média, uma mulher pode aumentar entre 11,6 e 16 quilos durante a gravidez , porque, além do peso do bebê, eles também aumentar os seios, a gordura corporal e o volume do sangue, ao mesmo tempo que cresce o útero, a placenta, e começa a produzir o líquido amniótico.

Claro que cada mulher é diferente, o seu ganho de peso vai depender de diferentes fatores, incluindo o seu índice de massa corporal antes da gravidez, a taxa de crescimento do bebê e, é claro, a dieta que você mantenha durante esses nove meses.

Neste sentido, a Associação espanhola de Ginecologia sugere que, se antes da gravidez tinha peso normal, você deve aumentar entre 11,5 e de 15,9 kg durante a gravidez. No entanto, se antes da gravidez que estavam abaixo do peso, então você deve ganhar entre 12,5 e 18 kg. O evento que antes da concepção que você tem excesso de peso, você deve apenas ganhar entre 7 e 11,5 quilos e, se sufrías obesidade, entre 5 e 9 libras.

5 dicas para uma dieta saudável durante a gravidez

O segredo para conseguir um aumento de peso segura e saudável durante a gravidez reside em manter uma dieta saudável e equilibrada, de acordo com as necessidades nutricionais de cada trimestre de gestação.

1. Aposta para uma alimentação equilibrada e nutritiva

Durante a gravidez as necessidades nutricionais de mulheres alterar, por isso, você deve incluir na sua dieta alimentos ricos em nutrientes, tais como ferro, cálcio, sódio, ácido fólico e vitaminas do grupo B, que são vitais para o crescimento do bebê. Além disso, você precisará incluir proteínas para estimular o processo de replicação celular, carboidratos para a energia e gorduras saudáveis para garantir o bom desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Você pode encontrar esses nutrientes em frutas e vegetais, bem como em nozes, leguminosas, produtos lácteos, de preferência, de baixo teor de gordura, cereais e carnes.

2. Distribui o alimento em pequenas porções diárias

O ideal é fazer cinco refeições por dia durante a gravidez: café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. É preferível consumir pequenas porções ao longo do dia em vez de fazer refeições mais fartas e bem espaçados. Esta estratégia não só ajuda você a controlar o peso durante a gravidez, mas também estimular a digestão e combate a tristeza e a acidez do estômago, dois problemas comuns durante a gravidez. O ideal é escolher alimentos saudáveis e lanches como frutas e vegetais.

3. Aumentar a ingestão de calorias gradualmente

Ideal para uma mulher que tinha um peso normal antes da gravidez é o consumo de 1.800 calorias por dia durante o primeiro trimestre, aumentando a 2200 calorias durante o segundo trimestre e 2.400 no terceiro. No entanto, é recomendável que você consulte a dieta com o seu médico, o médico irá propor um plano personalizado de acordo com o seu peso corporal, exigências nutricionais e estado de saúde em geral.

Consejos para llevar una dieta saludable durante el embarazo

4. Reduz o consumo de alimentos energéticos

Existem alguns alimentos e bebidas que podem fazer engordes muito durante a gravidez e pode até mesmo afetar o desenvolvimento do bebê. Entre estes alimentos são produtos ricos em açúcares e carboidratos simples, que não só aumentar os seus níveis de glicose no sangue, mas também contribuir para calorias vazias e, portanto, vai fazer você ganhar peso. Alimentos ricos em gorduras trans e também adicionar mais calorias à sua dieta, ao mesmo tempo que representam um risco para a sua saúde cardiovascular.

5. Mantenha-se sempre bem hidratado

Beba muita água durante a gravidez vai ajudar você a manter-se hidratado a pele, e a regular as funções básicas do corpo. É também uma excelente alternativa para transformar o seu metabolismo basal e a regular o seu apetite, de modo que você vai ser capaz de cortar menos. Além disso, a água ajuda a limpar as toxinas do seu corpo e evitar a retenção de líquidos.