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Alimentos a evitar durante a gravidez – Fase de bebê

Durante a gravidez é essencial para manter uma dieta saudável, equilibrada e variada contribuição para os nutrientes que são necessários tanto para a mãe e para o bebê. No entanto, tão importante quanto a apostar em alimentos ricos em vitaminas, minerais e proteínas, que é evitar produtos que podem afetar o desenvolvimento do bebê.

Numerosos estudos têm mostrado que muitos dos alimentos prejudiciais para a saúde da mãe também são prejudiciais para o bebê. Na verdade, sabe-se que o consumo de adoçantes artificiais, trans, gorduras, hidratos de carbono simples e aumentar o risco de desenvolvimento de alterações na gravidez, como diabetes, obesidade, alterações metabólicas e vasculares, que põem em risco a saúde da mãe e do bebê.

Cinco alimentos que cada mulher grávida deve evitar

1. Alimentos ricos em cafeína

Durante a gravidez, café, chá, refrigerantes e chocolate deve ser consumido com moderação. O problema é que esses alimentos contêm cafeína, uma substância que tem sido associada com alterações no ritmo cardíaco, pressão arterial, o sono, o que é conhecido que pode passar através da placenta e afetar o bebê. Vale a pena notar que uma pesquisa realizada no Instituto Carlos III de Saúde constatou que a cafeína não está diretamente relacionado a defeitos de nascimento ou o peso do bebê ao nascimento. Mesmo assim, como é melhor prevenir do que remediar, os especialistas recomendam reduzir a ingestão de cafeína durante a gravidez a menos de 200 miligramas por dia.

2. Leite e produtos de leite não pasteurizado

O leite cru não pasteurizado ou é um dos alimentos que têm um alto risco de ser contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes, que é por isso que os especialistas recomendam evitar o seu consumo durante a gravidez. Especialistas do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade, recomendado para mulheres grávidas sempre consumir leite pasteurizado e evitar que os derivados produzidos com leite não-pasteurizado, tais como queijos macios, brie, camembert, roquefort, ou queijo feta.

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3. Peixe com excesso de mercúrio

O peixe é um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis, as mulheres grávidas podem incluir na sua dieta, pois eles são ricos em gorduras omega 3, 6 e 9, que são benéficos para o desenvolvimento do bebê, especialmente para o sistema nervoso. No entanto, é aconselhável evitar o consumo de alguns peixes, como peixe-espada, tubarão e atum-rabilho e lúcio, que podem ter níveis elevados de mercúrio, uma substância tóxica que pode atravessar a placenta e afetar o crescimento do bebê. A Agência de Segurança Alimentar alerta que uma única porção de peixe espada a cada semana ultrapassa o tolerável de ingestão de mercúrio que você deve comer uma mulher grávida.

4. Cru ou levemente cozido de peixe

O Comité Científico da Agência para a Segurança Alimentar recomenda que as mulheres grávidas devem evitar o consumo de crus ou levemente cozidos de peixe e seus derivados, tais como o sushi. Mais uma vez, o problema é que o peixe cru pode estar contaminado com Listeria monocytogenes, bactéria responsável por listeriose, muito perigoso, que pode causar graves alterações na gravidez, desde o aborto e parto prematuro e nascimento até a morte do bebê.

5. Carne crua ou mal cozida

É sabido que a carne crua ou mal cozida pode causar toxoplasmose, uma doença parasítica que é muito perigoso, que pode causar sérios problemas no desenvolvimento do bebê. Na verdade, o Ministério da Saúde da Espanha recomenda que as mulheres grávidas consomem apenas carne cozida para mais de 66ºC, ou que tenha sido congelada em menos de -20 ° C. para um mínimo de 24 horas, como é conhecido que o parasita da toxoplasmose não pode sobreviver em temperaturas extremas.